NOTÍCIAS
30/09/2009

Governo defende parceria com lan houses para ampliar acesso à internet

O secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, avaliou como "acertada" a estratégia do governo de querer ampliar o acesso à internet de alta velocidade na zona rural por meio da frequência de 450 megahertz (MHz), em vez do uso de satélites. Ele disse que o Estado tem "uma dívida com o Brasil rural" por ainda não ter concretizado a inclusão digital nessas áreas e acenou com a possibilidade de o governo criar mecanismos para aproximar lan houses das escolas públicas e dos cursos técnicos promovidos pelo Sebrae.

 

Alvarez credita o atraso a uma decisão estratégica do governo, que optou pela migração da frequência de rádio usada pela Polícia Federal (450 MHz), a fim de abrir espaço para a interiorização da internet. O governo ainda está aguardando a migração da PF para outra faixa de frequência para abrir a licitação da faixa de 450 MHz.

 

O secretário-executivo também falou sobre a possibilidade de usar recursos do Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações (Fust) para facilitar o acesso de mais de 15 milhões de pessoas do meio rural à banda larga. Ele propôs ainda a ampliação dos telecentros e a qualificação das lan houses para torná-las um ambiente de acesso ao conhecimento e à informação. "As lans muitas vezes são vistas de forma preconceituosa, como ambiente de jogo. Isso pode ser mudado e elas podem, inclusive, prestar serviços para o Sistema S", disse Alvarez. O Sistema S é um conjunto de entidades que representam o interesse de categorias econômicas como comércio, indústria e transportes.

 

Alvarez acrescentou que estão sendo analisadas parcerias com o Ministério da Educação para incluir as lan houses no Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), e usar dessas estruturas na rede pública de ensino.
 

(Fonte: Agência Brasil)

Facebook
Twitter

ICG • GPI - Todos os direitos reservados